Por Bruno Rezende.
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No último dia 21 de junho, durante a Rio+20, o Greenpeace lançou a campanha "Salve o Ártico". A organização une forças com atores de Hollywood, estrelas do rock, ambientalistas, exploradores polares e líderes empresariais para pedir a criação de um santuário global no Ártico. Os líderes da campanha estão exigindo que a exploração de petróleo e pesca não sustentável sejam proibidas nas águas do Ártico.
Uma das regiões mais inóspitas do planeta, o Ártico abriga um sensível ecossistema, já ameaçado pelo aumento das temperaturas globais. A exploração de petróleo traz ainda mais riscos, uma vez que um vazamento seria praticamente impossível de se limpar. A Shell é a primeira grande empresa a definir o Ártico como foco de suas atividades exploratórias. Se a empresa tiver êxito em suas primeiras perfurações, teme-se o início de uma corrida sem precedentes pelas últimas gotas de óleo do planeta.
A intenção do Greenpeace é recolher milhares de nomes que ficarão registrados em um pergaminho que em breve será enterrado no fundo do mar do Ártico, quatro quilômetros abaixo do gelo - um ato simbólico para declarar aquele um território global. Qualquer pessoa pode participar por meio do site SaveTheArctic.org.
O ator Jude Law e a banda britânica Radiohead gravaram um belo vídeo para a campanha Salve o Ártico, do Greeenpeace. Ao som de Everything In It's Right Place e com a narração de Law o vídeo conta a história de um urso polar que foi forçado a abandonar seu habitat natural por conta das mudanças climáticas, confira:
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No último dia 21 de junho, durante a Rio+20, o Greenpeace lançou a campanha "Salve o Ártico". A organização une forças com atores de Hollywood, estrelas do rock, ambientalistas, exploradores polares e líderes empresariais para pedir a criação de um santuário global no Ártico. Os líderes da campanha estão exigindo que a exploração de petróleo e pesca não sustentável sejam proibidas nas águas do Ártico.
Uma das regiões mais inóspitas do planeta, o Ártico abriga um sensível ecossistema, já ameaçado pelo aumento das temperaturas globais. A exploração de petróleo traz ainda mais riscos, uma vez que um vazamento seria praticamente impossível de se limpar. A Shell é a primeira grande empresa a definir o Ártico como foco de suas atividades exploratórias. Se a empresa tiver êxito em suas primeiras perfurações, teme-se o início de uma corrida sem precedentes pelas últimas gotas de óleo do planeta.
A intenção do Greenpeace é recolher milhares de nomes que ficarão registrados em um pergaminho que em breve será enterrado no fundo do mar do Ártico, quatro quilômetros abaixo do gelo - um ato simbólico para declarar aquele um território global. Qualquer pessoa pode participar por meio do site SaveTheArctic.org.