Sobre

bruno rezende, brunorz
Carregar mochilas pesadas em trilhas e escaladas não é pra qualquer um, ainda mais quando se sofre de algum problema na coluna vertebral. Esse era um problema em comum que alguns integrantes de um grupo de amigos engenheiros ambientais enfrentavam em suas viagens. Em uma dessas viagens do grupo surgiu o nome Coluna Zero. Pouco depois o autor deste blog, que também possui um problema de desvio na coluna, viajou com alguns destes amigos e tomou conhecimento deste nome, que mais tarde acabou servindo para batizar este blog.

O blog Coluna Zero, criado pelo publicitário Bruno Rezende, surgiu no dia 3 de setembro de 2009. A proposta inicial se resumia em centralizar os vídeos das viagens que ele e alguns amigos faziam por lugares pouco conhecidos, onde mostravam de uma forma bem precária e descontraída as belezas naturais e atrações turísticas de cada lugar.

Poucos dias depois do blog entrar no ar aconteceu o que não podia acontecer, a filmadora usada para gravar as viagens quebrou pela terceira e definitiva vez, após 12 anos de uso. Desempregado e sem dinheiro para comprar outra câmera por pouco o blog não passou da primeira semana. Mas como tinha muito assunto entalado na garganta, Bruno começou a escrever sobre preservação ambiental - assunto do qual sempre foi interessado - e comportamento de consumo, propaganda e marketing - assuntos que conhece na teoria e na prática.

Sem equipamento para produção de vídeos próprios, Bruno passou a postar, além dos textos de sua autoria, fotos e vídeos produzidos por profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo como forma de fornecer aos leitores uma compreensão mais simples e direta de diversas informações que envolvem os temas principais abordados no blog.

bruno rezende, brunorz, coluna zero, alemanha, bonn
Após 7 meses no ar algo inacreditável aconteceu, o blog arrematou na Alemanha a maior premiação de blogs do mundo, o prêmio The BOBs, como melhor do mundo na categoria Mudanças Climáticas e de quebra esteve entre os 11 finalistas de Melhor Videoblog, tudo isso concorrendo com mais de 8.300 blogs de todo o planeta. Esta premiação serviu como reconhecimento e provou que o caminho está certo, mas o Coluna Zero não mudou sua proposta se vendendo por um prêmio. Por isso este blog permanece sem publicidade pintada de verde até que apareçam parceiros e investidores que não enxerguem apenas gráficos e números.

Proposta:

- Publicar textos críticos, imagens e vídeos próprios ou não, como forma de informar e conscientizar os leitores, incentivando debates e questionamentos de notícias sobre meio ambiente, política, economia e mercado, além de alertar sobre campanhas publicitárias duvidosas e/ou enganosas.
- Estabelecer contato através das ferramentas de mídias sociais com diversos profissionais, estudantes e interessados de variadas áreas de atuação, de cidades, estados e países.
- Manter o formato de baixo custo dos vídeos produzidos durante as viagens, onde não há necessidade de muitos equipamentos ou equipe técnica para a realização, uma filmadora de mão já basta.

Resumindo, a idéia aqui é apresentar informações de uma forma bem clara e descontraída para que todos possam visualizar pontos de vista diferentes sobre a área ambiental, fazendo um paralelo entre vários assuntos que envolvem o consumo consciente, a sustentabilidade e a preservação ambiental.



bruno rezende, brunorz
CACHAÇA?

O conceito do Coluna Zero é: “Consumo consciente, sustentabilidade, meio ambiente e um pouco de cachaça”.

Mas por que a “cachaça”? É simples: quando a cachaça entra, a verdade sai. Além disso, a cachaça não é só uma bebida, mas a representação cultural do Brasil, pois nossa branquinha é genuinamente brasileira e é também um elemento indispensável na composição da famosa caipirinha que conquista pessoas de todo o mundo. Considerando que a cachaça é capaz de aquecer o corpo, descontrair as pessoas e tornar interessante a mistura sem graça de gelo, limão e açúcar, é aceitável que ela possa fazer o mesmo com os assuntos relacionados a meio ambiente e sustentabilidade.

A cachaça é o ponto de equilíbrio deste blog e por algumas vezes o de desequilíbrio do autor.