Não precisamos salvar o planeta!

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, zero utopia

Esta é uma das afirmações feitas pelo humorista americano George Carlin em uma de suas apresentações. Um comediante pioneiro no humor de crítica social que inúmeras vezes foi preso por seus textos críticos e irreverentes. Antes de falecer, em junho de 2008, Carlin fez esta apresentação questionando nossos conceitos sobre “salvar o planeta”.
Antes que alguém pense que eu concordo com tudo que Carlin fala no vídeo, digo que não concordo, não com tudo, mas algumas coisas fazem sentido, principalmente quando ele diz que não sabemos cuidar de nós mesmos, quanto mais do planeta. Vou citar aqui apenas os pontos que achei mais importantes para uma reflexão, mas vale a pena assistir o vídeo.


Carlin diz que todas as catástrofes naturais são normais. Concordo totalmente, já que, “mudanças climáticas” não são nada mais que movimentos de um planeta vivo, e a Terra continua bem viva. Mas quando ele afirma que o plástico é apenas mais uma parte da Terra, que o planeta só precisava de que nós o inventássemos para existir, ele foi infeliz nessa afirmação. Não devia conhecer a sopa de lixo do pacífico e todos os animais que morrem por conta dessa criação humana.

Claro que não somos culpados por tudo que andam dizendo por aí, como o suposto “aquecimento global” que a imprensa insiste em nos intubar. Mas temos uma grande parcela de culpa na poluição do planeta, que hoje envenena e mata várias espécies e em breve pode começar a nos matar também, até porque já nos alimentamos de muitos animais contaminados pelo nosso lixo.

Por que você cuida do seu corpo, frequenta academia, toma remédio quando fica doente, evita aquele x-necrose da esquina, se no final a terra vai te comer? Um dia vai morrer mesmo, não é? Por que se cuidar? Provavelmente você me responda que é para ter uma vida mais agradável enquanto ainda está vivo. E por que não se preocupar da mesma forma com o planeta, fazendo dele um lugar mais agradável enquanto sua estadia não termina?

Ser radical e individualista, como Carlin se mostrou nesse vídeo, não resolve nada, é só humor. Mas também não podemos ser tão egoístas e bobos de achar que absolutamente tudo que está acontecendo é culpa nossa, e só por isso vou ter que trocar tudo que tenho por produtos ecologicamente corretos. Ao contrário, isso é estímulo de consumo gerado por um medo que favorece o mercado de produtos verdes, ou melhor, pintados de verde. Mas falamos disso numa próxima postagem.

E você, acha mesmo que não precisamos nos preocupar com nosso planeta?




Pin It now!