De que lado você quer viver: ON ou OFF?

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, sustentabilidade, comportamento, on ou off, offline, natureza, redes sociais

O fim de ano vai se aproximando e algumas reflexões para os próximos anos são indispensáveis, principalmente quando o assunto está diretamente relacionado à nossa presença nas redes sociais. Será que percebemos todas as mudanças, não só de comportamento, mas de valores que vivemos nesse momento? É isso que queremos? Entender o que acontece no presente é simplesmente nos preparar para o que desejaremos no futuro. Já escrevi por várias vezes que o mundo não muda se nós não mudarmos, mas desta vez dispensarei palavras repetidas, pois o vídeo a seguir resume da forma mais lúcida e sublime o nosso ideal de mundo.


Caso tenha recebido essa publicação via RSS ou e-mail, clique aqui para assistir o vídeo.

Quem está acessando pela primeira vez este blog deve estar imaginando quão hipócrita eu sou; um blogueiro defendendo o lado “offline”? Mas os leitores que nos acompanham há muito tempo sabem como defendo a vida desconectada. Não faria sentido um blog que aborda assuntos relacionados a meio ambiente se o autor não está em contato com ele, não é mesmo? Por isso mesmo, quando sobra tempo, publico no Twitter algumas fotos com a hashtag #momentoffline, pois não é possível um contato pleno com a natureza se você não for capaz de se desconectar do mundo virtual.

Aproveito o momento para pedir desculpas a muitos leitores que em 2012 perguntaram se o blog estava acabando e também o porquê do meu sumiço, mas sequer obtiveram respostas. Esse declínio tem tudo a ver com o que estamos falando aqui. E já vou avisando que a tendência é se acentuar. Mas não pense que isso é ruim, pois menos é mais e se você ainda não percebeu isso, em breve perceberá.

Viver totalmente desconectado do mundo virtual não é legal, pois através dele somos capazes de repassar novos pontos de vista, como esse que você acabou de ver. Acredito que é necessário ter um equilíbrio, viver um momento em stand by do mundo virtual como forma de aprender a se reconectar no mundo real e a todos os seus valores.

Isso, meu amigo, é o que “curto” e é o que faço questão de “compartilhar” com você. Tente perceber que um abraço e um sorriso são os verdadeiros likes, pois as curtidas virtuais são simples numerações descartáveis de audiência. E audiência nunca trouxe felicidade, apenas lucro - e nunca para você.

Espero que você inicie o próximo ano menos conectado a toda essa realidade descartável e busque se reconectar a si, e aos outros valores que realmente são capazes de justificar nossa existência.

“ser” feliz!


PS: Super agradecimento a Joicinha Cruz, parceira de longa data deste blog, por ter me passado este belo vídeo.




Pin It now!