Encontre feiras de alimentos orgânicos perto de você

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, sustentabilidade, agrotóxicos, alimentos orgânicos, saude, alimentação saudável, feiras, idec

Nós, os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, temos agora uma ferramenta que pode nos auxiliar numa alimentação mais saudável. O Instituto de Defesa do Consumidor – Idec lançou o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável. Trata-se de uma ferramenta de busca rápida que mapeia e cadastra feiras orgânicas e grupos de consumo responsável em todo o Brasil.

No início de 2012 o Idec realizou em seu site uma enquete que mostrou que 74% dos visitantes disseram que consumiriam mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos. Outros 20% optariam por orgânicos se houvesse mais feiras especializadas perto da sua casa. Baseado nisso o instituto realizou uma pesquisa e constatou que os preços de orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos nas feiras orgânicas.

O Idec foi mais longe e resolveu verificar quantas feiras orgânicas existem nas capitais brasileiras. Em seu primeiro levantamento foram descobertas pelo menos 140 feiras orgânicas distribuídas em 22 capitais brasileiras. Além destas feiras, existem também grupos que se organizam para comprar tais produtos, a preços menores que em supermercados. Daí partiu a ideia de criar uma ferramenta que mostre isso para o consumidor de uma forma rápida e prática.

coluna zero, meio ambiente, sustentabilidade, agrotóxicos, alimentos orgânicos, saude, alimentação saudável, feiras, idec

O funcionamento do sistema é bem simples, basta digitar seu endereço para encontrar no mapa todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais. Esse último aspecto é bem interessante, pois o sistema mostra as frutas da estação na sua região, daí você fica sabendo quais alimentos devem ser produzidos localmente e por preços mais em conta. O sistema também permite que você cadastre feiras e frutas da estação.

Se você não quer mais alimentar a ganância dos supermercados que vendem orgânicos e nem engolir mais veneno no dia a dia, aproveite ao máximo esta ferramenta. E se não encontrar nenhuma feira por perto da sua casa (ou apartamento) tente fazer você mesmo uma horta. É fácil, barato, saudável e não dói.

Clique aqui para acessar o Mapa de Feiras Orgânicas e bom apetite!




Pin It now!