A responsabilidade ambiental das empresas depende dos consumidores?

Por Bruno Rezende.

bruno rezende, coluna zero, responsabilidade ambiental, rota da reciclagem, tetra pak

Essa é mais uma daquelas postagens que rendem horas de discussão alimentadas por diversos pontos de vista, e a idéia aqui é sempre essa. Indo direto ao assunto, acredito sim que o consumidor tem sua parcela de participação na responsabilidade ambiental das empresas. Sinceramente, eu não vejo nada de errado quando as empresas estimulam essa divisão de responsabilidade com o consumidor, uma atitude que me lembra o famoso termo “me ajuda para eu te ajudar”.
Estamos diante de uma tendência bem clara: a participação direta do consumidor nos problemas ambientais gerados pelas empresas. Para ilustrar a postagem usarei como exemplo uma solução utilizada pela empresa Tetra Pak.

As famosas embalagens “longa vida” foram criadas há algumas décadas pela empresa sueca Tetra Pak. Durante esses anos a empresa cresceu, tornando-se líder mundial na produção de embalagens cartonadas para leite e derivados, sucos, cremes, molhos entre outros alimentos. Com o aumento da utilização destas embalagens em todo o mundo vieram também os impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto e pela ausência de tecnologias para separar os diversos materiais que compõem as embalagens. Atualmente já existem tecnologias disponíveis para o reaproveitamento dos materiais, mas a ausência de coleta seletiva faz com que a maioria destas caixinhas ainda termine em lixões.

bruno rezende, coluna zero, responsabilidade ambiental, rota da reciclagem, tetra pak
Pensando nisso, e na participação dos consumidores, a Tetra Pak criou um site que aponta os locais mais próximos da sua residência que compram ou aceitam doações deste material para reciclagem. O site Rota da Reciclagem é bem simples e intuitivo, funciona assim: basta colocar o seu endereço e a cidade que um mapa mostra os locais mais próximos que recolhem este material. Os pontos são divididos em Pontos de Entrega Voluntária, Cooperativas e Comércios. O sistema é parecido com o E-lixo Maps.

Trata-se de uma solução simples e muito inteligente. Enquanto outras empresas ficam neuróticas tentando ajustar seu planejamento com a implantação de “logística reversa”, a Tetra Pak cria um sistema que tira de si a responsabilidade de reciclar um material que ela mesmo criou. Com isso ela estimula a indústria da reciclagem, indiretamente aumenta a geração de empregos nesse setor e, por fim, reduz os problemas desta embalagem com o meio ambiente. Um ótimo exemplo que pode ser implantado por outros negócios.

Então as empresas querem dividir conosco sua responsabilidade ambiental? Ta na cara que sim. E elas não estão erradas em pensar assim, pois estaríamos apenas pagando o preço da nossa comodidade. A Tetra Pak, por exemplo, criou esta embalagem extremamente complexa para reciclar, mas em compensação resolveu os problemas com alimentos estragados. Quem desaprova esta criação? Quem compra só leite de saquinho?

As empresas criam soluções a favor da nossa comodidade, mas isso sempre tem um preço, inclusive com o meio ambiente. De nada adianta o esforço das empresas que buscam excelência em responsabilidade ambiental se o consumidor não caminha junto tendo atitudes simples como descartar determinados materiais responsavelmente. Então vamos continuar de olho e cobrando soluções das empresas, mas não sejamos hipócritas de culpar só elas por todos os problemas ambientais, pois elas só produzem porque nós consumimos.




Pin It now!