Painéis solares em fachada de loja

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, zero utopia, paineis solares, alemanha, zara

Foi o que presenciei andando pelas ruas de Colônia, na Alemanha. Uma boa idéia que, além de economizar e gerar energia limpa cria um efeito muito interessante e chamativo na fachada da loja. Um bom exemplo de Green Marketing a ser seguido.

Foto: Dulcídio Braz

Este bom exemplo é da loja Zara, reconhecida mundialmente por sua política ambiental. Para quem não conhece, vale saber um pouquinho do funcionamento destas lojas. O modelo de gestão das lojas propõe uma redução no consumo de energia de pelo menos 20%, meta que é alcançada através da sinergia de todos os processos, desde o design e sistemas de iluminação da loja, refrigeração / aquecimento, até a reciclagem do mobiliário e peças da decoração.
Há também uma preocupação na gestão de resíduos. Segundo eles, milhões de cabides e alarmes antifurto de roupas são reciclados todos os anos. Além disso, 90% dos sacos que entregam aos clientes são de papel, os outros 10% são de plástico biodegradável. Para finalizar, eles vendem roupas produzidas com tecidos ecológicos, além de calçados livres de materiais derivados de petróleo.

Acho um ótimo exemplo de Green Marketing que deve ser seguido pelas muitas lojas pseudo-ecológicas vistas no Brasil. Precisamos de lojas realmente responsáveis, algo que seja visível e efetivo, como visto neste exemplo da Zara.

Agradecimento especial ao camarada Dulcidio Braz do blog www.fisicanaveia.com.br que fotografou as imagens desta postagem.



Pin It now!