Que tal um churrasco de desmatamento?

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, MPF, carne legal

Eu, você e muitos outros brasileiros já apreciamos um churrasco deste nos finais de semana, obviamente sem saber. Isso ocorreu por não nos preocuparmos com a procedência da carne que compramos. Não estou dizendo aqui que a culpa é toda nossa, os nossos governos estaduais e federal também foram relapsos por não estabelecerem um controle sobre a pecuária, abrindo caminho para a grilagem de terras, o desmatamento da Floresta Atlântica, para o trabalho escravo e muita lavagem de dinheiro.

Diante disso, o Ministério Público Federal (MPF) lançou este mês a campanha Carne Legal, que têm o intuito de estimular a reflexão do consumidor brasileiro sobre a origem da carne que consome. Lembrando que a campanha não é contra o consumo de carne, ok? Abaixo seguem alguns vídeos desta campanha:




Mas como nós consumidores podemos ajudar?
A principal forma de o consumidor saber a origem da carne, além de perguntar no ponto de venda, é saber se o frigorífico ou empresa que comercializa carne assinou o Termo de Ajuste de Conduta e se o ponto de venda atendeu à recomendação do MPF. Para isso, o MPF disponibilizou uma lista atualizada com os supermercados, açougues, frigoríficos e empresas que já cumprem com as exigências das leis ambientais, trabalhistas e fundiárias. Para ver a lista clique aqui.

Para mais informações, acesse o site da campanha: www.carnelegal.mpf.gov.br

Acho muito importante esta campanha do MPF, pois só a informação livre e democrática é capaz de nos estimular a pensar e agir. Se cada um fizer sua parte, fiscalizando e deixando de consumir carnes de origem ilegal e demais produtos alimentícios, expulsaremos esta concorrência suja e desleal da nossa realidade. O que sai barato para o nosso bolso quando compramos um produto ilegal, sai caro para os empresários que andam na linha, para o meio ambiente, para sociedade e para economia do país.

Muitas pessoas, principalmente alguns políticos e fazendeiros, já estão criticando esta ação do MPF, o que era de se esperar. Pelo visto ainda preferem que as coisas acabem em "pizza", ao invés do churrasco. Mas de tanto criticar e não agir em conjunto com a sociedade; de tanto nos intubar com politicagem ao invés de nos informar; que esse país ainda enfrenta problemas deste tipo. Chega né?



Pin It now!