Indígenas Digitais e globalizados

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, curta metragem, documentario, video, indigenas digitais, zero utopia

Os 26 minutos do curta-metragem Indígenas Digitais mostram a intimidade dos indígenas de diversas etnias com o uso de variadas tecnologias. Você ainda acredita no mito que nossos índios vivem completamente isolados em suas aldeias? Então veja o quanto está enganado.

Integrantes de várias nações indígenas, como a Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA), Kariri-Xocó (AL), a Pankararu (PE), Potiguara (PB), Makuxi (RR) e Bakairi (MT) relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.


Este curta-metragem foi dirigido pelo argentino Sebastián Gerlic. Segundo ele, um dos projetos criados pela ONG THYDEWA foi fundamental para a realização deste curta, o projeto Índios On Line. Trata-se de uma rede social na Internet que busca aproximar e dar voz aos povos indígenas do Brasil, apresentando matérias escritas, registradas, filmadas pelos indígenas, sendo eles “ciberativistas” e “etnojornalistas” da suas próprias realidades. Saiba mais sobre o projeto Índios On Line clicando aqui.



Pin It now!