Documentário Lixo Extraordinário completo e legendado

Por Bruno Rezende.

coluna zero, lixo extraordinario, waste land, Vik Muniz , documentario, reciclagem, gramacho, rio de janeiro, meio ambiente, sustentabilidade

Você assistiu a esse documentário em algum cinema? Se sim, você é um sortudo. Acompanhei as reclamações desde o lançamento do filme e percebi que não fui só eu que não assisti. Infelizmente poucos cinemas, quase todos nas capitais, exibiram este premiado documentário. Mas a internet está aí para democratizar o acesso à informação, não é mesmo? Após, finalmente, assistir online compartilho e recomendo a apreciação deste documentário brazuca.

coluna zero, lixo extraordinario, waste land, Vik Muniz , documentario, reciclagem, gramacho, rio de janeiro, meio ambiente, sustentabilidade
Que me perdoem os produtores do documentário, mas fiquei decepcionado com este problema de acesso a informação. Tudo bem que houve exibições do filme em várias comunidades carentes, instituições, etc. Mas diante de uma produção tão grande, com patrocinadores tão fortes, qual o problema em disponibilizar o documentário para acesso livre via internet? Já que o filme tem um apelo social tão forte, por que a informação deve se restringir apenas a quem pode pagar o ingresso do cinema? Pobre também tem acesso à internet, inclusive na escola, e poderiam ver este filme a qualquer momento e em qualquer lugar.

Um belo exemplo disto foi de um post já publicado aqui, do filme Zeitgeist Moving Forward, onde disponibilizaram até o download do filme pelo site do projeto. Isso sim é liberdade e acesso a informação, fica como exemplo.

Mas já que não fizeram isso, sempre existe uma pessoa com iniciativa para fazer a coisa certa, foi o que fez o usuário do youtube que publicou em 7 partes este documentário inteiro. O documentário não chega a ser ácido, debochado e inteligente como o curta Ilha das Flores, mas tem um importante papel social, mais até que ambiental. Confira abaixo a sinopse e em seguida os vídeos.

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.























Clique aqui e confira os prêmios e as participações em festivais nacionais e internacionais do Lixo Extraordinário.




Pin It now!