11
nov
2010

Curta metragem mostra o perfil da nova geração

Por Bruno Rezende.

bruno rezende, coluna zero, video, vídeos, geração Y, millennials, Y generation, curta metragem, We All Want to Be Young

Quem são os jovens de hoje? O que querem? O que fazem e como fazem para ter o que querem? Esses jovens, nascidos entre o fim dos anos 1980 e início dos 1990, são conhecidos como a geração Y ou Millennials. São plurais e se destacam entre as diferenças, querem unir trabalho ao prazer, vão liderar uma economia focada em open source e crowdsourcing*, pois eles estão conectados entre si a nível global, têm acesso a um imenso volume de informações e possuem ideologias novas e totalmente contrárias as gerações anteriores. As identidades e ideologias defendidas por eles transcendem qualquer barreira com o uso da internet, principalmente das mídias sociais, pois através da produção de conteúdos próprios são capazes de espalhar seus pontos de vista para qualquer um, a qualquer hora e em qualquer lugar do planeta.

Este belo curta intitulado “We All Want to Be Young”, de aproximadamente 10 minutos, foi produzido após 5 anos de pesquisa da Box 1824, uma empresa “brazuca” especializada em tendências de comportamento de consumo.

Vale à pena assistir e aprender mais sobre o perfil desta geração, a qual eu mesmo me encaixo, pois como diz no vídeo “Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre".



* O rótulo "Open Source" ou “Código Aberto” surgiu em uma reunião em fevereiro de 1998. Os defensores do movimento Open Source sustentam que não se trata de algo anticapitalista ou anarquista, mas de uma alternativa ao modelo de negócio para a indústria de software. O modelo colaborativo de produção intelectual oferece um novo paradigma para o direito de autor. Algumas grandes empresas como IBM, HP, Intel e Dell também têm investido no software de código aberto, juntando esforços para a criação do Open Source Development Lab (OSDL), instituição destinada à criação de tecnologias de código aberto.

O Crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing é o “novo lugar da mão-de-obra barata: pessoas no dia-a-dia usando seus momentos ociosos para criar conteúdo, resolver problemas e até mesmo para pesquisa e desenvolvimento”.





Pin It now!