Belas #paisagens da Reserva Natural Salto Morato no Paraná

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, salto morato, paraná, fundação o boticário

A imagem acima não é uma montagem, trata-se apenas de uma folha que serviu de alimento para algum inseto e num acidente mais que natural acabou formando um singelo sinal que foi criado por nós humanos para representar o amor. Tudo a ver.
Neste último fim de semana (29 e 30 de maio) eu e outros 9 blogueiros tivemos o prazer de registrar esta e outras imagens numa visita feita à Reserva Natural de Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. Esta viagem faz parte da campanha “Qual a paisagem que você quer proteger?”, onde você também pode participar enviando suas fotos que poderão entrar no calendário da Fundação O Boticário em 2011.

bruno rezende
A Reserva Natural Salto Morato é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), criada e mantida pela Fundação O Boticário, possui 2.340 hectares de mata atlântica reconhecida desde 1999 como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Esta reserva, que foi comprada pela Fundação em 1994, era ocupada anteriormente por fazendeiros criadores de Búfalos, ou seja, o cenário de pastagens predominava no local. Após 16 anos de trabalho, muitas destas áreas foram e continuam até hoje sendo recuperadas com plantio de espécies nativas. Vale lembrar que a empresa O Boticário não utiliza desta área para extrair qualquer matéria-prima usada na elaboração dos produtos que comercializa, pois o objetivo é somente o de preservação de espécies naturais.

bruno rezende
Durante a visita nós fizemos duas trilhas, que por sinal são muito bem sinalizadas e de caminhada leve. A primeira trilha foi em direção à bela Cachoeira Salto Morato, com uma queda d água de aproximadamente 100 metros. Na segunda trilha seguimos em direção a Figueira do Rio do Engenho, uma árvore com aproximadamente 200 anos de existência e uma raiz bem curiosa em forma de “portal” sobre o rio que passa pela sua base. Além das belezas naturais, esta reserva oferece uma ótima estrutura aos visitantes, como: alojamento para pesquisadores, camping, centro de capacitação e um atendimento de primeira dos colaboradores.

Tivemos a oportunidade de conhecer a Baía de Paranaguá, em um passeio de lancha cercado por golfinhos, e também as cidades de Guaraqueçaba e Morretes, além de apreciar os deliciosos pratos da culinária local, com destaque para o prato “barreado”.

Abaixo seguem algumas fotos que tirei durante a viagem. Você pode ver mais fotos no Flickr do Coluna Zero e também dos outros 9 blogueiros, é só buscar no Twitter a tag #paisagens. Lembrando que você também pode participar enviando suas fotos. Saiba mais clicando aqui.





Figueira do Rio do Engenho.


Cachoeira Salto Morato.





Pescadores de sardinha na Baía de Paranaguá.


Morretes-PR.


Artesanato local.

E em breve postarei a primeira filmagem do Coluna Zero em 2010 e mais informações sobre a Reserva Natural Salto Morato.



Pin It now!