Viajar para destinos próximos reduz impactos ambientais e financeiros

Por Bruno Rezende.

coluna zero, meio ambiente, consumo consciente, sustentabilidade, viagem, publifolha

Navegando pelo site da Folha Online, encontrei um livro chamado “Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente”, da autora britânica Siân Berry e publicado pela Publifolha. O título, impresso em papel 100% reciclado, apresenta 50 maneiras criativas para fazer com que suas viagens e seus deslocamentos cotidianos emitam menos dióxido de carbono na atmosfera.
A autora propõe que sejam feitas viagens curtas, pois viagens curtas demandam meios de transportes que emitem menor quantidade de gás carbônico do que os aviões, usados para viagens longas e que liberam de 230g a 510g de CO2 por passageiro por quilômetro rodado. O livro mostra que os carros de família cheios emitem 42g, trens a diesel, 69g e ônibus apenas 9g por pessoa.
A idéia é que as viagens curtas sejam feitas de ônibus, de trem ou de carro, desde que você não viaje sozinho.

O interessante é que mesmo sem querer, o Coluna Zero cumpre o papel proposto por este livro, pois só fazemos viagens curtas e em equipe. Não seremos hipócritas de dizer que fazemos isso por questões ambientais, nossa questão é financeira mesmo. Fica muito mais barato rachar as despesas (gasolina, pedágio, aluguéis, bebidas, petiscos, entre outros) com os amigos, sem contar que assim é muito mais divertido. E mais, se não fosse assim, não existiriam os vídeos das viagens do Coluna Zero (gravados 1 vez por mês).

Fica a dica! Se conseguimos nos divertir assim, você também consegue.



Pin It now!